domingo, 30 de novembro de 2014

Querida Parede

Dizem que quem fala com as paredes é louco. Acredito que os praticantes desse tipo de conversa são, na verdade, as pessoas mais inteligentes desse universo que, enfim, perceberam que falar com as paredes, muitas vezes, é mais proveitoso do que falar com certas pessoas.
Muitas vezes preciso mesmo é de um bom ouvinte. Alguém que aceite passar horas ali escutando os meus desabafos, problemas e dilemas, sem dar um pio, apenas me dando atenção. Atenção, essa, que muitas vezes me é rara, é valiosa! Hoje em dia, todos são tão aproblemados, que ninguém consegue mais ouvir um desabafo sem rebater com algum problema maior. Parece até que virou competição de quem tem a vida mais dura.
Deveria praticar mais nosso lado ouvinte e menos o falante. Muitas pessoas, amarguradas por guardar tantas palavras presas no peito, acabam por deixar de sorrir e passam a ser mais frias, recatadas, com medo de abrir seu coração novamente e ter ele deixado de lado para ouvir mais problemas. Porém, percebo hoje que, se eu não aprendo a ouvir, dificilmente acharei alguém para quem falar.
É, eu tentei achar potenciais ouvintes, mas todos eles fracassaram no quesito "só ouvir" ou apenas "ser um ombro amigo". Minhas experiências nessa área foram bastante curiosas. Alguns deles quiseram realmente ajudar, apenas tentaram da maneira errada: se eu lhe procuro para tirar o peso do meu peito e desabafar, para apenas me sentir menos mal, você dar como conselho "é, não tem o que fazer, agora aguenta" pode fazer com que eu volte cinco passos atrás e triplique a mágoa. Outros, então, são do tipo "o meu é pior": a cada "nossa, estou cansada" ouvido, respondem "nossa, eu também + motivos pelo qual o seu cansaço é maior que o meu". Esse último tipo de pessoas competitivas além de piorarem a baixa auto-estima, costumam ser extremamente invejosas e se vitimizar na primeira oportunidade. Sim, esse tipo não é competitivo em todas as áreas quando se trata de emoção/sentimentos. Na verdade, ele só quer que todos os olhares estejam voltados para ele. Então, se você diz "que dia lindo", esse grupo de pessoas irá de dar algum motivo pra dizer o porque de o dia poder estar lindo para você, mas para ele não.
Sabe, esse foi um desabafo sobre desabafos que eu resolvi desabafar em um lugar seguro de 'conselhos' e repleto de paz. Uma parte de mim se sente mais vazia, e isso é bom! É bom quando jogamos para fora algo que nos prendia na garganta por muito tempo e só poderíamos soltar para as paredes ouvirem.

0 comentários:

Postar um comentário